Depois de receber três regatas internacionais (Clipper Race, Mini Transat 6.50 e Transat Jacques Vabre), o Terminal Náutico da Bahia se prepara para acolher a Rallye Transat Les Iles du Soleil, que, a depender dos ventos, tem os primeiros barcos com chegada prevista para este sábado (15) à Baía de Todos os Santos.

O acolhimento dessas regatas internacionais está sendo feito pelo governo da Bahia, via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Os velejadores da Iles du Soleil devem permanecer em Salvador até o final do Carnaval e depois partem para o próximo destino, Fernando de Noronha. Diferente das outras regatas que atracaram na Baía de Todos os Santos nesses últimos três meses, para os 35 barcos que participam da Iles du Soleil chegar em primeiro lugar é o que menos importa.

“Para eles, vir ao Brasil e fazer essa aventura não significa competição, e sim diversão e turismo. Com um público variado e composto por 130 pessoas, entre aposentados e famílias com crianças, este é o único evento náutico que dura quatro meses e meio”, disse Emílio Russel, um dos organizadores da regata.

A Iles du Soleil tem 14 anos e nos últimos 12 faz escala na Baía de Todos os Santos. Os barcos têm tamanho entre 11 e 16 metros e acomodam, em média, quatro pessoas. O objetivo dos velejadores é descobrir o país visitado, as suas belezas naturais e os seus habitantes.