O pagamento da antecipação dos vencimentos e do 13º dos cerca de 250 mil funcionários entre ativos, aposentados e pensionistas do Estado  vai injetar R$ 563 milhões na economia baiana neste fim de ano. Desde sábado (15), os servidores puderam conferir o pagamento em suas contas bancárias, já que o Banco do Brasil, de posse das informações referentes ao pagamento do funcionalismo, também disponibilizou acesso antecipado ao salário e 13º do funcionalismo estadual.
A antecipação, prevista para sair em dois lotes, sendo o primeiro para hoje (17) e o segundo lote na terça-feira (18), foi liberada de uma única vez, atendendo de forma unificada a todo os servidores estaduais. Com a medida, o funcionalismo terá mais tempo para programar despesas natalinas, como também as fim de ano, além de efetuar as compras comuns ao período.
Conforme a tabela de pagamento do servidor público estadual para 2007, a segunda parcela do 13º seria paga nos dias 19 e 20. Já os vencimentos somente em 27 e 28 de dezembro. A antecipação resulta do empenho do Governo em priorizar o salário do servidor, principalmente em datas especiais. O secretário da Administração, Manoel Vitório, destacou que a antecipação vai possibilitar aos servidores estaduais mais tranqüilidade para as compras natalinas. "A opção pelo pagamento antecipado reflete a preocupação em atender aos anseios dos servidores públicos", disse.