Com o objetivo de integrar as equipes de trabalho da nova Superintendência de Previdência (Suprev), servidores da Diretoria de Previdência e do Funprev participaram do Encontro dos Servidores da Previdência Estadual, hoje (20), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
Já a partir de janeiro de 2008, a Suprev passa a funcionar no âmbito da Secretaria da Administração (Saeb) e centralizará as ações administrativas ligadas à Previdência estadual, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado e os tribunais de contas do estado e dos municípios.
Durante o encontro na Flem, cerca de 40 servidores conheceram o modelo de gestão do novo órgão e tiveram a oportunidade de avaliar os impactos da mudança na formação das equipes de trabalho.
Uma das mudanças fica por conta da instituição do Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Baprev), que irá arrecadar, reunir e capitalizar os recursos econômicos de qualquer natureza a serem utilizados no pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores estaduais efetivos que ingressarem no serviço público a partir de 1º de janeiro de 2008.
Além disso, a partir da criação da Suprev, o Funprev passa a se chamar Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia e será remanejado para a Saeb, garantindo o pagamento dos benefícios dos atuais segurados, dependentes e pensionistas do Estado.
A criação da Suprev enquadra a Bahia dentro das novas regras da Reforma da Previdência do Governo Federal, instituída pela Emenda Constitucional no 41, de 19/12/2003. O funcionamento unificado da Previdência estadual propiciará maior controle aos benefícios concedidos.