O Planserv ampliou o atendimento de emergência cardiológica para os seus beneficiários. Agora os usuários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, com sintomas de dor no peito e risco de angina ou enfarto, estão sendo assistidos na Unidade de Dor Torácica do Hospital da Bahia, situado na Avenida Professor Magalhães Neto, na Pituba.
Situada no setor de emergência do hospital, a unidade possui nove leitos, todos com suporte de monitorização multiparamétrica, médicos cardiologistas plantonistas e protocolo informatizado de atendimento.
Com a inclusão da unidade em sua rede referenciada, o Planserv passou a oferecer aos usuários da assistência mais uma opção de avaliação rápida e segura dos sintomas da dor torácica, reduzindo sensivelmente o risco de morte.
Segundo Marcos Silva Araújo, médico auditor e consultor em Cardiologia do Planserv, o atendimento nessa unidade cardiológica especializada é uma forma moderna de manejar pacientes com dor torácica na sala de emergência. “A unidade é dotada de recursos tecnológicos e protocolos clínicos específicos que possibilitam o profissional médico estabelecer com agilidade, precisão e segurança, o diagnóstico correto para os pacientes com dor precordial aguda, evitando tanto a liberação inapropriada de pacientes quanto a internação desnecessária em unidade coronariana ou em outro setor de maior vigilância hospitalar”, explica Araújo
A dor torácica é uma situação que pode ter desdobramentos graves. “Por trás de uma dor torácica pode haver um enfarto agudo do miocárdio, uma angina instável, que são quadros clínicos complexos e requerem a adoção de procedimentos invasivos e condutas clínicas com agilidade. É um quadro complexo, de alto risco”, afirmou o médico.
A ampliação do atendimento cardiológico era uma das grandes reivindicações dos usuários do Planserv. As doenças cardíacas matam cerca de 17 milhões de pessoas no mundo. Na Bahia, 30% dos óbitos decorrem de doenças cardiovasculares.
Além do Hospital da Bahia, o beneficiário do Planserv dispõe de atendimento emergencial especializado em cardiologia na Fundação Bahiana de Cardiologia (Itaigara), no Hospital Jaar de Andrade (Cajazeiras) e na Angio Med (Pituba).
Segundo o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, o Planserv vai continuar implementando ações para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados e, por conseguinte, o nível de satisfação dos beneficiários. “Após um período de ajuste, o projeto do governo agora não é só o de ampliar, mas, principalmente, dar mais qualidade ao atendimento dos beneficiários”, enfatizou Vitório.