O Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) assinaram nesta sexta-feira (21) a ordem de serviço para o início das obras de ampliação, desenvolvimento e modernização das vias de acesso ao aeroporto de Salvador. Batizado de Dois de Julho, o sistema viário vai facilitar o deslocamento de veículos e pedestres na região e será alvo de um investimento de R$ 33 milhões – aproximadamente R$ 27 milhões da Infraero e R$ 6 milhões do governo baiano. Os trabalhos vão ser executados pelo Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba).

O projeto conta com quatro viadutos. Dois deles vão interligar a Avenida Caribé ao aeroporto, facilitando o acesso a Salvador e a Lauro de Freitas nos dois sentidos. Os outros dois vão ligar Lauro de Freitas à Avenida São Cristóvão e à rodovia BA 526, conhecida como Via Parafuso. O sistema viário deve ficar pronto em um ano. Pela região contemplada, calcula-se que o tráfego seja de 100 mil veículos por dia.

Em solenidade oficial, o convênio foi assinado pelo governador Jaques Wagner, pelo presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, pelo secretário da Infra-Estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, e pelo diretor-geral do Derba, Jorge Tufic. Na ocasião, uma maquete do projeto foi exposta no saguão principal da Governadoria.

O governador salientou que entrar e sair do aeroporto de Salvador sempre foi uma manobra confusa e, por isso, algumas coisas indevidas foram feitas para minimizar os problemas, como a instalação de uma sinaleira na rotatória. “Agora, esperamos que a obra mude essa realidade, evitando que muita gente que passa o fim de semana no Litoral Norte volte aborrecida para Salvador, após passar mais de uma hora no engarrafamento. Enfim, queremos o fim dos transtornos para a população”, comentou.

Ao destacar a importância do sistema viário, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou que outras intervenções na Bahia “estão sendo estudadas, como a construção de um novo aeroporto na cidade de Ilhéus, no sul do estado”. Ele declarou ainda que o sistema viário em Salvador vai beneficiar não apenas quem trafega na região do aeroporto, mas todos aqueles que se dirigem ao Litoral Norte ou vêm de lá para a capital.

Os prefeitos das duas cidades que mais serão beneficiadas com as obras, Salvador e Lauro de Freitas, estavam presentes na solenidade. João Henrique e Moema Gramacho agradeceram pelo acordo firmado e ressaltaram os benefícios decorrentes do complexo viário. “Certamente, muitas vidas de pedestres serão preservadas, sem falar nos benefícios de quem mora em Lauro de Freitas ou Camaçari e trabalha em Salvador, ou vice-versa”, declarou o prefeito João Henrique.