Uma missão de congressistas norte-americanos, liderada pelo Democrata, Eliot Engel, deputado federal pelo estado de Nova York, teve um encontro seguido de almoço hoje (1º) com o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Formado por nove parlamentares, o grupo encerrou em Salvador a visita ao Brasil – iniciada em 26 de novembro – que incluiu também passagens por Brasília, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Manaus.

Os parlamentares fazem parte da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental da Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Estados Unidos.

“Viemos entender melhor o programa de biocombustíveis de vocês e ver como podem ser viabilizadas parcerias comerciais”, falou aos jornalistas o deputado Engel, também integrante da Comissão de Energia e Comércio.
O grupo chegou ontem à Salvador e na manhã deste sábado visitou algumas ONGs e conheceu o Pelourinho.

“Salvador é linda, realmente deslumbrante. Pra qualquer lugar que se olhe, é só beleza. Prometo que vou me empenhar pessoalmente na Câmara para conseguir vôos diretos e regulares dos EUA para cá” disse o congressista Gregory Meeks.
Desde a vinda de George W. Bush ao Brasil, em março deste ano, várias missões norte-americanas têm aportado por aqui para prospectar negócios na área de combustíveis limpos.

“Há 30 anos, o Brasil se tornou independente na produção de combustíveis e está na frente no setor de produção de energias alternativas. Os EUA têm interesse em conhecer essas conquistas”, observou o líder da missão, Eliot Engel.
Na missão de anfitrião, Jaques Wagner afirmou que as parcerias com investidores internacionais são muito bem vindas, mas que ainda não há nada concretizado. O grupo retornou aos Estados Unidos na tarde de hoje.