A Bahia conseguiu um grande marco no Programa de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, o Luz para Todos. Somente no primeiro ano da nova gestão, o Governo do Estado levou energia para mais de 415 mil baianos na zona rural.

De janeiro a dezembro, foram investidos R$ 577 milhões em 83 mil novas ligações. E com a aprovação, na segunda-feira (17), de mais 131 mil ligações pelo Comitê Gestor do Luz para Todos, o número de baianos beneficiados com o programa do governo federal chegará a 657 mil espalhados em 379 municípios – um investimento de R$ 1,1 bilhão.

De acordo com o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, serão instalados de 454 mil postes, com a ampliação da rede de distribuição da Coelba em 42,3 mil quilômetros. “Com estas novas ligações, vamos chegar a uma cobertura de eletrificação em 85% da zona rural da Bahia”.

Na seleção das novas obras, a prioridade é atender a escolas, assentamentos, comunidades quilombolas, agricultura familiar e municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é reduzir o êxodo rural e possibilitar o desenvolvimento econômico e social nas localidades atendidas – cerca de 90% delas com renda inferior a três salários mínimos.