Representantes de organizações públicas e privadas ligadas ao setor portuário reuniram-se hoje (21), no final da tarde, na Companhia de Docas da Bahia (Codeba), para discutir o Plano Diretor Portuário do Estado, instrumento que servirá como base para a implementação de ações e obras de melhoria e modernização da rede baiana de portos. O plano, que resulta da articulação de um grupo de trabalho coordenado pela Codeba, está em fase de ajustes e deverá ser apresentado no início do próximo ano.

O grupo de trabalho envolvido na elaboração do plano é formado pelo Ministério dos Transportes, Codeba, Governo do Estado, Federação da Agricultura do Estado (Faeb), Federação das Indústrias do Estado (Fieb), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Sindicato dos Operadores Portuários e Sindicato dos Trabalhadores Portuários. O projeto foi desenvolvido a partir de perspectiva para os próximos 25 anos da economia baiana.

De acordo com o superintendente de Comércio e Serviços da Secretaria da Indústria e Comércio, Antonio Celso Pereira, o plano reúne propostas para melhorar a infra-estrutura e a logística dos três portos públicos baianos – Aratu, Ilhéus e Salvador. “A idéia é aumentar o acesso à via portuária, que é fundamental para dar suporte ao crescimento econômico do estado”, diz o superintendente.

Segundo o coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Fieb, Reinaldo Sampaio, a rede portuária brasileira em geral vive grande defasagem em relação à infra-estrutura encontrada nos principais portos do mundo. Ele explica que, para acompanhar o crescimento do país e do estado, é preciso investir em obras que permitam a atração de embarcações maiores e também na compra de equipamentos mais modernos, por exemplo.

Sampaio acredita que o Plano Diretor Portuário será homologado até o final de janeiro. Além dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, o plano também contempla ações para os sítios portuários e fluviais, como o de Juazeiro, no norte do estado.