Mais de 210 mil pessoas devem deixar Salvador através da estação rodoviária e do sistema ferry-boat no feriado do Natal. Pela rodoviária, a expectativa é de que o movimento seja de 120 mil usuários. As empresas de ônibus estão disponibilizando 720 horários extras para os usuários, além dos 540 horários normais. Até o final da tarde desta quinta-feira (20), 160 horários extras já tinham sido solicitados à Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) – autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infra-estrutura.

A concessionária TWB tem previsão de operar com cinco ferries e dois catamarãs na travessia Salvador/Bom Despacho. Além de 90 mil passageiros, cerca de 27 mil veículos devem utilizar o sistema no período de 21 a 25 de dezembro. Nessa sexta-feira (21), quatro ferries estão à disposição do tráfego, mas o navio “Rio Paraguaçu” está passando por vistoria da Capitania dos Portos e deve voltar a operar nas próximas horas.

Os ferries sairão dos terminais a cada 30 minutos e, enquanto houver demanda, estarão em tráfego. A exemplo da rodoviária, a Agerba manterá equipes de plantão em regime de 24 horas nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho. Para esclarecimento de dúvidas e consulta de horários, o usuário pode ligar para o Disk Ferry pelo número 3254-1020.

Por exigência da Agerba, a TWB reforçou o seu quadro pessoal de apoio nas áreas de atendimento ao público, manutenção e segurança, que terá também o apoio da Polícia Militar. No serviço de limpeza, a TWB ampliou em 100% o seu contingente. Em cada embarcação, haverá dois auxiliares atuando na limpeza dos sanitários e do salão de passageiros.

A Agerba recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal que evitem o transporte clandestino. Os veículos clandestinos não oferecem segurança, pois não são vistoriados e em caso de acidente deixam os usuários sem qualquer cobertura de seguro. Para saber se um ônibus é do sistema regular e não clandestino, basta verificar se ele tem o selo e o número de ordem da Agerba, colocados sempre em locais visíveis da chaparia ou no interior e o Certificado de Autorização de Tráfego (CAT).

Além de não oferecer segurança, o passageiro que pega o ônibus clandestino nunca tem certeza de que vai chegar ao seu destino, já que em vários pontos das rodovias a Agerba mantém blitzes com as polícias rodoviárias Federal e Estadual. Reclamações podem ser feitas à Ouvidoria da Agerba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, através do telefone 0800 71 0080 (ligação grátis). Um aviso importante: por decisão judicial, a viagem de passageiros em pé no sistema intermunicipal não será permitida. A empresa que não cumprir a determinação pagará multa de R$ 283 por passageiro.