Mais três Farmácias Populares do Brasil serão inauguradas em Salvador amanhã (21), às 10h, por uma parceria entre a Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde e Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). O ato solene de inauguração será na farmácia anexa à loja da Cesta do Povo do bairro da Ribeira. As outras unidades da Farmácia Popular do Brasil a entrar em funcionamento ficam nos bairros da Caixa d’Água e São Caetano.
Cada farmácia representa um investimento de R$ 75 mil e contará com dois farmacêuticos atendendo em tempo integral, para garantir a qualidade do atendimento. Elas vão oferecer mais de 90 tipos de medicamentos entre analgésicos, antibióticos, anticoncepcionais, medicamentos para diabéticos, hipertensos, cardíacos e preservativos masculinos. Os medicamentos custam até 90% menos que os produtos das lojas convencionais e são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No mês passado, o Governo do Estado assinou convênio para implantação de 25 novas unidades da Farmácia Popular do Brasil em todo o estado. Em Salvador, duas unidades da farmácia estão em funcionamento desde o mês de abril, no Ogunjá e no Rio Vermelho, e já atenderam 11,7 mil pessoas. Até o fim do mês de janeiro de 2008, as outras 19 farmácias serão inauguradas.