Preocupada em contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de cerca de 40 graduações na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), oferecidos pelas instituições públicas e privadas, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) discutiu hoje (18), com representantes das universidades, faculdades, empresas, do Governo e de parceiros, as perspectivas de colaboração na área. A idéia é elaborar um plano de trabalho conjunto para o setor de TIC em 2008.
Atualmente, as instituições de ensino superior que oferecem graduação na área de TIC, como ciência da computação, enfrentam uma alta taxa de evasão, fechamento de cursos, insuficiente formação de professores e a baixa qualidade do ensino básico da área de exatas, dentre outros problemas.
Foi para procurar soluções para estes gargalos que a Secti promoveu o debate em busca de uma cooperação efetiva entre Governo, instituição de ensino, parceiros nacionais e internacionais, para elaborar um plano de ação conjunta, que aponte também novas perspectivas de alavancar a área de TIC na Bahia. O plano deve contemplar também as prioridades de inclusão sócio-digital e a implantação do Parque Tecnológico de Salvador, o TecnoVia.