LOCAL: Município de Alagoinhas, na região Litoral Norte, a 107 quilômetros de Salvador.
DATA: 11.12.07 (terça-feira).
HORÁRIO: 9h.

O QUE É: Assinatura da ordem de serviço da primeira etapa de urbanização do Jardim Petrolar e visita as obras da Radial Oeste e do acesso ao Pólo Cerâmico do município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. JARDIM PETROLAR

Documento: No mês de novembro, o prefeito da cidade, Josenildo Ribeiro Ramos, e o governador Jaques Wagner assinaram um convênio, no valor de R$ 10,2 milhões, para a realização de obras de pavimentação, drenagem e construção de 44 casas populares no bairro. A assinatura da ordem de serviço autoriza o início das obras.

Obras: Serão pavimentadas 20 ruas, o que corresponde a 11,2 mil metros de drenagem pluvial e 100 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica. As 44 unidades habitacionais contarão com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, distribuídos em 41,59 metros quadrados. As residências serão construídas em 11 módulos, com quatro unidades cada, sendo duas no térreo e duas no pavimento superior. Elas serão entregues prontas para morar e cada módulo terá o custo de R$ 77.502,12. Das 44 casas, 34 serão doadas para os cooperados da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas (Coral) e as 10 restantes serão entregues aos catadores do Aterro Sanitário, conforme seleção realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Bairro: É um dos mais populosos do município e até 2001 não contava com rede de esgoto, por causa disso não pôde receber as obras de pavimentação. Atualmente possui equipamentos municipais nas áreas de educação e saúde: Unidade de Saúde e Escola Municipal Jardim Petrolar, onde estudam 258 alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 7 e 10 anos. A Secretaria Municipal da Educação realiza no local, também desde 2001, a educação de jovens e adultos.

2. RADIAL OESTE

Via: Constitui o principal acesso de saída para os municípios de Aramari, Ouriçangas, Irará, Santanópolis, através da BA-504, ligando-a a BR-116 Norte. Atende a 15% da população do município, cerca de 21 mil pessoas, e está em fase de conclusão. Tem 1,8 quilômetros de extensão e fica acoplada ao viaduto sobre a linha férrea. O total investido é de R$ 9,24 milhões. Serão realizados os serviços de drenagem, redimensionamento de pista, sinalização e pavimentação asfáltica.

Viaduto: Obra integrante do projeto de resolução do conflito rodo-ferroviário. É composto por obra de arte, drenagem e acessos em vias adjacentes. Os recursos são oriundos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e contrapartida da prefeitura, resultando em aproximadamente R$ 7,2 milhões.

3. PÓLO CERÂMICO:

Acesso: Orçado em R$ 1.247.496.72, faz parte do acordo firmado entre a Empresa Cotto Bahia e o Governo do Estado para a sua implantação. Abaixo, a descrição da obra:
•1,5 mil metros de extensão;
•17,6 mil metros quadrados de terraplanagem;
•1,5 mil metros de drenagem de diversos tipos de valetas;
•3,3 mil toneladas de pavimentação asfáltica;
•750 metros quadrados de sinalização.

Cotto Bahia: Passará a funcionar a partir deste mês, com previsão de produzir 15 milhões de toneladas de porcelanato por ano, gerando cerca de 170 empregos diretos para a região. Além disso, a empresa está em negociação com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm), visando a implantação de outra planta industrial no Pólo Cerâmico para a fabricação de sanitários e acessórios para banheiros, que objetiva criar 300 empregos diretos.

Investimentos: Na implantação da Cotto Bahia a empresa investiu R$ 18 milhões. Para esta segunda planta, os executivos pretendem injetar cerca de R$ 15 milhões.