Combate à seca com a distribuição de mais de duas mil cisternas emergenciais, feitas de vinil, capacidade para armazenar oito mil litros de água, garantia de dez anos e facilidade de montagem em duas horas. Essa é uma das ações previstas pela Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec) previstas para 2008. Também está prevista a distribuição, em parceria com a Secretaria da Agricultura, de sementes para os pequenos agricultores quando começar o período de chuvas.

Autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Cordec, atua na prevenção de desastres e, em 2007, executou diversas ações em diferentes situações de emergência por todo o estado. Durante as cheias do Rio São Francisco, que entre os meses de fevereiro e março inundaram lavouras e deixaram centenas de ribeirinhos desabrigados distribuiu, em parceria com as Voluntárias Sociais, cobertores, filtros de água, lonas plásticas e cestas básicas.

Na mesma época, um período de chuva forte atingiu diversos municípios baianos. No total, foram 44 cidades em estado de emergência, que também foram auxiliadas pelo órgão, com a distribuição de mantimentos.

Outros cinco municípios do entorno da Baía de Todos os Santos (Santo Amaro, Salinas da Margarida, Saubara, Maragogipe e São Francisco do Conde), atingidos pelo fenômeno da maré vermelha, ficaram em estado de emergência e dezenas de pescadores e marisqueiras sem trabalho.

Nesse episódio, a Cordec realizou diversas reuniões com moradores da região e representantes do CRA, Bahia Pesca, Ibama e da Secretaria Especial da Pesca (Seap), para explicar a população o que estava acontecendo e saber quais as suas necessidades.

Com a suspensão da pesca, foram distribuídas dez mil cestas básicas e sopa, também em parceria com as Voluntárias Sociais. Junto com a Seap, foi organizado o cadastramento dos pescadores para a liberação do seguro-defeso.

Este ano, a seca deixou mais de três milhões de baianos em situação de risco. Cada prefeitura dos 168 municípios que decretaram estado de emergência recebeu R$ 13.600 para a contratação de carros-pipa. Além disso, foram capacitados 374 agentes de defesa civil de dez territórios baianos e da região metropolitana de Salvador.

O incêndio que deixou 21 municípios da Chapada Diamantina em situação de emergência contou com o auxílio do estado para ser debelado. A operação reuniu representantes da Cordec, do Ibama, da Semarh, da PM, bombeiros e voluntários e contou com o apoio de dois helicópteros, dois aviões e diversos veículos.

Em todas essas ações foram gastos aproximadamente R$ 5 milhões de reais. Segundo o coordenador estadual de defesa civil, Antônio Rodrigues, a retomada do caráter preventivo do trabalho da Cordec e as ações conjuntas com diversos órgãos do estado têm otimizado as respostas às situações emergenciais. “Com as nossas ações, este ano, o valor destinado aos municípios afetados pela seca foi ampliado, passando de R$ 8 mil para R$ 13.600, o número de decretos de situação de emergência, reconhecidos em Brasília, aumentou de três para 168, e o orçamento da Cordec subiu de R$1,2 milhão para R$ 6 milhões”, ressaltou.

Ações para 2008

Entre as ações previstas pela Cordec para 2008 estão o combate à seca com a distribuição de mais de duas mil cisternas emergenciais feitas de vinil. Essas cisternas tem capacidade para armazenar oito mil litros de água e garantia de dez anos, além de poderem ser montadas em duas horas. Além disso, quando a época da chuva começar, a Secretaria da Agricultura em parceria com a autaquia vai distribuir sementes para os pequenos agricultores.

O governo federal também vai fazer a sua parte direcionando para 18 municípios, recursos voltados à recuperação da sua infra-estrutura. Outra ação será o mapeamento de situações de risco, no qual serão feitas a regulamentação e fiscalização da fabricação, comércio e uso de fogos de artifício, além de uma atuação mais efetiva em festas de grande concentração popular.

Ações de combate a doenças infecto-contagiosas em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado também fazem parte do planejamento, e também a assistência à família de vítimas de desastres.

Também estão previstos para 2008, a implantação de ações preventivas de danos e depredação do meio ambiente e um sistema de comunicação com a Secretaria de Segurança Pública. Além disso, será feita uma reestruturação das comissões de defesa civil dos municípios baianos.

Com a intervenção da Cordec, também foram liberados R$ 5 milhões para a realização de obras de prevenção de deslizamento de encostas na região metropolitana de Salvador, que já estão em processo de licitação.