Para capacitar os produtores de mármore e os que trabalham em serrarias de rochas ornamentais, principalmente o mármore bege-bahia, trazendo da Itália as mais modernas técnicas de resinagem, polimento e tratamento superficial, o governo estadual, via Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia, da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, e o Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) realizam o curso Marmoraria Escola, de 10 a 14 deste mês, das 9h30 às 17h.

O curso, que tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Sindicato de Mármores e Granitos do Estado da Bahia (Simagran), será dividido em aulas teóricas e práticas. As teóricas acontecem nos dias 10, 13 e 14, no Senai/Dendezeiros (Bonfim), e as práticas nos dias 11 e 12, na empresa Mercato Di Marmi (Centro Industrial de Aratu).
A professora do curso, Annapaola Gradizzi, é doutora em Geologia pela Universidade de Padova, Itália, e trará aos participantes informações sobre processos de resinagem, polimento em geral e critérios de escolha dos blocos nas pedreiras.

Ela abordará também temas relativos a uma moderna técnica de resinagem, diretamente no bloco, desenvolvida na Itália há cerca de dois anos, além de apresentar exemplos práticos em materiais rochosos e fazer demonstrações.
As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente no Promo, pelos telefones (71) 2101-9433 e 2101-9454 ou pelo e-mail marmorariaescola@promobahia.com.br.


Assinatura de acordo Bahia/Itália

Durante a realização do curso em Salvador, no dia 10, às 10h, no Senai/ Dendezeiros, será assinado um acordo de colaboração entre os governos da Bahia e da Itália, representados pelo Promo e pelo ICE, respectivamente, para transferir tecnologia italiana para a Bahia e atrair investimento para o estado não apenas no segmento de rochas ornamentais, mas também em setores de interesse mútuo.

O acordo favorecerá a cooperação de negócios e o comércio bilateral entre a Bahia e a Itália na esfera da promoção das relações econômicas, comerciais e de investimento.

Dentre as ações previstas, estão o intercâmbio de informações e conhecimentos, mediante assistência técnica e capacitação, o desenvolvimento de ações promocionais conjuntas (missões empresariais, feiras, rodadas de negócio) e prestação de suporte e apoio técnico às empresas da Bahia e da Itália.