Resultado dos contatos feitos durante a última viagem do governador Jaques Wagner a China, no final de novembro, uma comitiva da empresa chinesa Baosteel Group Corporation, liderada pelo vice-presidente mundial do grupo, Zhang Dianbo, participou hoje (20), na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), de uma reunião, com o objetivo de conhecer de perto as oportunidades de negócios no estado.

A atividade mineral, o projeto da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, a hidrovia do rio São Francisco e as propostas de modernização dos portos baianos foram alguns dos temas abordados durante o encontro.

De acordo com o vice-presidente da empresa no Brasil, João Zhao, o encontro foi muito produtivo. Ele revelou que o grupo tem interesse em investir no estado, principalmente na área mineral. “O grupo Baosteel é a maior siderúrgica da China e as recentes descobertas de jazidas de ferro na Bahia colocam o estado como uma opção de investimento do grupo”, afirmou Zhao.

O Baosteel Group Corp., maior siderúrgica da China, pretende mais do que duplicar sua capacidade de produção de aço, para 80 milhões de toneladas, até 2012.

O grupo, que tem uma capacidade de 30 milhões de toneladas, vai crescer na China e no exterior por meio de aquisições, informou a empresa, com sede em Xangai. Ela pretende aumentar as vendas para US$ 50 bilhões e os lucros para US$ 5 bilhões até 2012, o que a situa entre as 200 maiores dentre as empresas listadas como as 500 principais do mundo pela revista Fortune.

A utilização de aço pela China deverá crescer 12%, para 446 milhões de toneladas este ano e para até 520 milhões de toneladas até o final da década, puxada pela demanda por automóveis e eletrodomésticos, conforme a Bloomberg News.