As Secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) apresentam, amanhã (11), às 9h, o projeto urbanístico e habitacional elaborado pelo arquiteto Marcelo Ferraz para a comunidade Vila Nova Esperança, antiga Rocinha, no Centro Histórico de Salvador. A apresentação será no Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Rua Gregório de Mattos, 41, Pelourinho).

O Projeto é fruto de estudos e reuniões do arquiteto com moradores e técnicos e traz alternativas para a melhoria na qualidade de vida das cerca de 60 famílias que vivem no local, garantindo moradia adequada, acessibilidade, espaços de lazer e de atividades culturais. A apresentação contará com a presença de representantes dos moradores e técnicos de órgãos que atuam no Centro Antigo de Salvador, como o Escritório de Referência, o IPAC, a Conder, o IPHAN e a Prefeitura Municipal de Salvador.

Vencedor do concurso internacional para o Bairro Amarelo, em Berlim, e autor de projetos em várias cidades brasileiras, o arquiteto Marcelo Ferraz foi parceiro da arquiteta Lina Bo Bardi na concepção de um projeto para o Centro Histórico de Salvador, idealizado na década de 80, mas que não foi executado. Sua concepção é de que "antes de ser bom para o mundo, o Pelourinho tem de ser bom para quem vive lá. Se ele for interessante para os moradores, vai ser para os outros também”.