Portadores de transtorno mental em conflito com a lei terão trabalhos artesanais expostos na Oficina de Geração de Renda, que será realizada na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) de amanhã (4) até sexta-feira.

Os convidados e visitantes do evento poderão comprar os produtos expostos, desenvolvidos nas oficinas terapêuticas pelos pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT). Os trabalhos vão de pinturas em tecido e tela a cestas de papel e palitos de picolé.

“Nas oficinas, os pacientes têm a possibilidade de resgatar as suas habilidades”, afirmou a coordenadora do Grupo de Atividades Socioterapêuticas e Educativas (Gaste), do HCT, Diva Dantas. Ela destacou a melhora no comportamento e nas relações sociais alcançada pelos participantes.

Oficineiros monitoram e orientam os trabalhos dos pacientes, que são incorporados às atividades por iniciativa própria ou selecionados, de acordo com seu perfil, pelos terapeutas do Gaste. As oficinas funcionam de segunda a sexta-feira, no HCT.

A quantia arrecadada com a venda dos produtos expostos na SJCDH será dividida – uma parte vai para os pacientes e a outra será aplicada na compra de materiais necessários ao desenvolvimento das atividades.