Quatro camburões para transporte de presos chegaram na tarde de sexta (21) à sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Os veículos, adquiridos com verba estadual, transportarão os presos da capital e se somam aos três já disponíveis, que serão revisados e recondicionados. A expectativa é que mais 15 carros sejam adquiridos no próximo ano.
Prontos para utilização imediata, os camburões vão começar a rodar assim que forem emplacados – o que deve levar poucos dias. Os veículos ficarão no pool de transporte do Complexo Penitenciário da Mata Escura a serviço de todas as unidades prisionais da capital.
A SJCDH dispõe, ainda, de mais sete carros no interior (em Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Paulo Afonso e Esplanada) e a expectativa é que a frota aumente para 22 em todo o Estado no próximo ano.
Uma verba de origem federal, no valor de mais de R$ 1 milhão, já está disponível para a compra de mais oito automóveis que atenderão às demandas da capital (se necessário) e do interior. Outros projetos para a aquisição de mais camburões e de veículos administrativos estão em tramitação no Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).