Uma comissão do Movimento 11 de Dezembro esteve reunida na tarde de ontem (10) com a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy, a quem pediu o apoio para a solução do caso da explosão de uma fábrica de fogos de artifício clandestina em Santo Antônio de Jesus, em 1998, que deixou 64 vítimas. A secretária assumiu o compromisso de fazer gestões para que o caso seja concluído.

Em memória das vítimas, será celebrado um ato ecumênico no município, hoje (11), dia em que a tragédia completa nove anos. A SJCDH será representada pelo superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Frederico Fernandes.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado ontem, um documento com a síntese das políticas públicas para Santo Antônio de Jesus e região foi entregue ao Estado por um integrante do Movimento 11 de Dezembro.

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela SJCDH e a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), cujo objetivo foi construir propostas e alternativas para a geração de trabalho e renda e a definição de estratégias de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva das famílias e pessoas envolvidas na fabricação clandestina de fogos de artifício na região.

Segundo Fernandes, a prevenção só é eficaz quando se oferecem alternativas. “É preciso modificar o panorama da geração de trabalho e renda da região, a partir da definição de estratégias de desenvolvimento sustentável”, disse.

Sugestão de propostas

As propostas foram sugeridas depois de diversas reuniões, realização de diagnóstico e de seminário participativo com representação dos produtores e pessoas que direta ou indiretamente estiveram envolvidas com a fabricação de fogos em Santo Antônio de Jesus e região.

Entre os órgãos, instituições e entidades que fizeram propostas, estão SJCDH, SICM, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Secretaria de Educação de Santo Antônio de Jesus, Secretaria Estadual da Educação e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.