Shows de Geraldo Azevedo, Elza Soares, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Olodum e outros artistas locais e nacionais, domingo à noite, no Farol da Barra. Peça teatral e show de reggae, amanhã (8), no Presídio Salvador. Lançamento do edital Funceb/Secretaria da Justiça do Estado, segunda-feira (10), para premiar iniciativas culturais fomentadoras do respeito à cidadania, igualdade, e diversidade.
Esses eventos integram a programação da Semana de Direitos Humanos promovida pela SJCDH, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e outros órgãos, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
De hoje (7) até segunda-feira (10) serão exibidos, na Sala Walter da Silveira, nos Barris, em duas sessões (17h30 e 20h), os filme de curta-metragem destaques do Festival Entre Todos, realizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, que tratam dos direitos fundamentais.
Amanhã (8), no Presídio Salvador, os internos vão assistir ao show do cantor de reggae Edson Gomes e à peça teatral “Alvoroço”, cujo roteiro é decidido pelo público durante o espetáculo. A direção e o texto são assinados coletivamente pelos atores Aícha Marques, Caíca Alves, Evelin Buchegger, Maria Menezes e Maurício Oliveira.
Domingo à tarde (9), no Farol da Barra, estandes de diversas ONG’s ligadas à área de Direitos Humanos vão mostrar os trabalhos que desenvolvem. À noite, no mesmo local, artistas locais e nacionais – Elza Soares, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Chico César, MV Bill, Jards Macalé e os blocos Ilê Ayiê e Olodum. – se apresentam em comemoração ao aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos.
No dia 10 (segunda-feira), a partir das 15h, no Centro Cultural Plataforma, será lançado o edital Funceb/SJCDH “Cultura e Direitos Humanos”. Também serão assinados os decretos que institucionalizam o Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas para as Pessoas com Deficiência, o Comitê Estadual de Combate a Tortura e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Serão formalizados ainda convênios de Cooperação Técnica entre a SJCDH e a Fundação Cultural do Estado da Bahia, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Salvador (Sedes/PMS) e o Grupo Gay da Bahia (GGB).