O projeto “Domingo na Praça”, convênio entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Entretenimento e a Fundação Pedro Calmon, finaliza suas atividades de 2007 neste domingo (16), das 8 às 12h, no Dique do Tororó. O Projeto levará ao local uma manhã de leitura, cultura e lazer, com o projeto, que integra o programa Ponto de Leitura, da Fundação Pedro Calmon. A cada domingo, uma comunidade tem acesso a um acervo de cerca de mil títulos, dentre livros, revistas e periódicos, que estarão disponíveis no Carro-Biblioteca.
A biblioteca é operacionalizada pela Fundação Pedro Calmon, com o objetivo de divulgar o livro e estimular a leitura em contexto de lazer e brincadeiras. Consiste num carro integrado por estantes e mesas que ficam dispostas nas áreas públicas e um acervo atraente de publicações que inclui obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis, revistas e jornais.
Monitores se encarregarão de promover uma leitura dirigida e relatos de histórias, visando à interatividade do público-alvo. “Com esse projeto, estamos estimulando a leitura não só com o livro como também através do lúdico, das brincadeiras educativas. São atividades e títulos que contemplam a comunidade visitada e pretendemos ampliar este serviço oferecendo internet e um acervo mais diversificado no próximo ano”, antecipa o diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.
As atividades recreativas ficarão por conta projeto Brinquedomóvel, da Secretaria Municipal. A proposta é resgatar as tradicionais brincadeiras infantis, tais como amarelinha, picúla e barra-manteiga. Também serão instalados em torno do carro brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.
O projeto será desenvolvido sempre aos domingos. Para isso foi montado um calendário contemplando praças e parques de várias regiões da cidade, atingindo um expressivo número de pessoas, principalmente em localidades onde não há bibliotecas. “Encerrando o ano de 2007, o projeto Domingo na Praça já visitou oito comunidades desde a sua criação em outubro. A cada domingo, atendemos uma média de 60 pessoas, dentre crianças, adultos e idosos”, pontua a coordenadora Gleide Machado. O projeto continua em 2008, com novos serviços que estarão disponíveis ao público nos carros-biblioteca.