Quem fazia a tradicional caminhada na orla da Barra no último final de semana, teve uma agradável surpresa. O Instituto Mauá, unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou uma feira de comidas típicas da culinária baiana, a Delícias do Porto. Sábado foi servido o café da manhã (das 8 às 11h), e domingo os visitantes puderam se deliciar com a ceia (das 16 às 19h).

Nas nove barracas montadas no Porto da Barra, em frente à loja do Mauá, foram servidos mingaus, beijus, bolos dos mais variados sabores, salada de frutas e outras iguarias da culinária baiana. A partir do próximo final de semana, a feira vai funcionar somente aos domingos, das 8h30 às 19h. A temporada de verão das Delícias do Porto continua até março de 2008.

Uma das barracas mais sortidas era a de Cibele Cavalcanti, 58 anos. Trabalhando há mais de 15 anos nos eventos promovidos pelo Mauá, Cibele é responsável pela preparação das quatro sabores de bolo servidos em sua barraca. “O que tem mais saída são os bolos de milho e carimã”, conta orgulhosa. A doceira, que é funcionária pública aposentada, diz que a venda em feiras rende cerca de R$150 por dia. “E já serve como complemento da minha renda”, diz Cibele.

As amazonenses Vandalcy Souza, 56 anos, e a filha, Fabiana Souza Lima, 24, aprovaram a iniciativa e as guloseimas servidas no café da manhã. “Os quitutes daqui são muito parecidos com os da Amazonas. Alguns só mudam o nome”, lembra Vandelcy, se referindo ao bolo de aipim, que na Amazonas é chamado de macaxeira.

Para a professora Neuza Matos, residente na Barra há 20 anos, a feira é uma ótima opção para os moradores e visitantes do bairro. “Agora tenho onde tomar meu café da manhã depois das caminhadas”, diz a professora. “Pra que combinação melhor do que essa vista do Porto da Barra e uma salada de frutas geladinha”, brinca.