Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Marilda Santana, Rosa Passos, Ricardo Chaves, Nana, Dori e Danilo Caymmi são alguns dos artistas que gravaram composições do cantor baiano Alexandre Leão, o convidado do projeto Pelourinho Cultural, sábado (22), a partir das 21h, na Praça Tereza Batista.

As composições de Alexandre, algumas em parceria com Tito Bahiense, Manuca Almeida e Lalado, fizeram parte da trilha sonora de diversas novelas da Rede Record e do SBT e do filme “Falsas Loiras”, de Carlos Reichenbach. Também de sua autoria, Canção para Cristina venceu o Festival da Rádio Educadora da Bahia, em 2004.

Pelourinho Cultural é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da secretaria estadual de Cultura. Alexandre avalia a apresentação no Centro Histórico como “mais uma possibilidade para atrair diferentes públicos. Na sua opinião, com o projeto, o “governo assume seu compromisso de levar cultura e educação para a comunidade baiana”.
Publicitário, formado pela Universidade Católica de Salvador, Alexandre também produz jingles, que foram gravados por nomes como Marina Lima, Dominguinhos, Perla e, recentemente, por Daniela Mercury.

O artista começou a cantar adolescente. Aos 15 anos de idade formou dupla com Belô Velloso e fez diversas apresentações nas noites de Salvador. Em 1989, Maria Bethânia gravou a sua canção, Paiol do Ouro, uma parceria com Olival Mattos. Em 1998, Alexandre viajou para uma turnê em Portugal.

Um ano depois, conquistou o Prêmio Copene Cultura e Arte (BA), evento que levou à gravação do seu primeiro CD, Minha Palavra (1999, independente). Este também foi premiado com o Troféu Caymmi (BA). O segundo disco foi Alexandre Leão (2003, Veles) e o terceiro, Axé Babá (2005, Caco Discos). Os músicos Jurandir Santana (guitarra), Marquinho de Carvalho (teclado), Israel Ramos (baixo) e Marcio Dhiniz (bateria) acompanham Alexandre.