Agentes da Delegacia de Polícia de Itapetinga desativaram dez fornos de uma carvoaria clandestina, na localidade de Vila Riachão, a sete quilômetros da sede do município. O delegado Irineu Alves Andrade recebeu a denúncia do Ministério Público Estadual, através da Procuradoria do Meio Ambiente, solicitando perícia no local onde havia sido feito um desmatamento. Sob o seu comando, os policiais constataram que o crime continuava em andamento, em uma vasta área da propriedade do fazendeiro Ariomar Coelho.
A área foi periciada e fotografada e Edvaldo Rafael de Souza e Milton Honorato Pamfilo, que estavam cortando árvores de várias espécies e transformando a madeira extraída em carvão vegetal, foram detidos, intimados a prestar depoimento e liberados em seguida.
Durante a operação, os agentes da Delegacia de Itapetinga incineraram cerca de 60 sacos de carvão prontos para comercialização. Quatro dos dez fornos foram destruídos e o restante desativado. De acordo com o delegado Irineu Andrade, os envolvidos vão responder por crime ambiental, por extração ilegal de madeira nativa para transformação em carvão. O fazendeiro Ariomar Coelho será também intimado para depor.