O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é o único órgão do estado da Bahia que tem autorização para realizar a arqueação de tanques. O serviço consiste na determinação volumétrica dos tanques que armazenam grandes quantidades de produtos que, derramados, podem ser prejudiciais tanto ao ser humano como ao meio ambiente.
A arqueação é obrigatória para as indústrias de petróleo, químicas e petroquímicas, de acordo com a Portaria nº 1 (19/6/2000) da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Inmetro. O serviço deve ser feito a cada 10 anos, obrigatoriamente, e sempre que haja alguma intervenção no tanque que acarrete alteração no seu volume.

Após a arqueação, os donos dos tanques podem transportar e comercializar os produtos de forma segura, garantido aos consumidores que o volume existente no tanque seja o mesmo divulgado pela empresa. Portanto, o objetivo da medição é garantir a confiabilidade metrológica de armazenamento de produtos químicos, petroquímicos e combustíveis.

Para realizar a arqueação, os técnicos do Ibametro utilizam trenas, medidores de espessura e outros instrumentos devidamente calibrados para que não haja nenhum tipo de falha durante o serviço. Além disso, verificam o diâmetro, a espessura e a altura do tanque de acordo com as normas da ISO 7501-1.

O instituto atende empresas baianas e também em outros estados do país, e tem a Petrobrás como um dos seus principais clientes nesse tipo de serviço. Segundo Jaciel Santos, Coordenador de Arqueação do Ibametro, as empresas interessadas no serviço podem entrar em contato com o Disque Ibametro 0800 711 888 ou mandar um e-mail para laboratoriocalibracao@ibametro.ba.gov.br.