A partir deste sábado (15) será liberada a circulação de animais de estimação nos parques metropolitanos de Pituaçu e do Abaeté, desde que tomadas algumas medidas de segurança e higiene. A portaria permitindo o acesso dos animais aos locais será publicada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), órgão que administra os parques, no Diário Oficial do Estado de amanhã (14).
A estréia dos novos visitantes deverá acontecer das 8 às 17h, quando será realizado o 1º “Encontro Animal Legal”, no Parque de Pituaçu. A grande expectativa para o evento é a ‘cãomiada’- caminhada de um quilômetro e meio com cães e gatos, acompanhados por seus donos.
O desfile começará às 9h, embalado por músicas do CD de axé “Trate bem os animais”, do compositor Bruno Lopes, em parceria com Vinícius Mauadié. Os participantes poderão ainda fazer a doação de 1kg de ração para cães ou gatos e concorrer a brindes, durante sorteio. Não comercialização de animais. Os interessados na adoção deverão se cadastrar e aguardar encaminhamento do processo pela Associação Terra Verde Viva, parceira do evento.
O encontro tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a guarda responsável dos animais, contribuindo também para a saúde pública. Vai mostrar às crianças a importância do cuidado e do respeito pelos bichos, ampliando a consciência de que eles fazem parte da vida em sociedade e integram o meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, participará do encontro e lembra que o amor pelos animais começa em casa, com educação e respeito por eles. “Educar para o cuidado com animais domésticos é também educação ambiental”, disse. A portaria assinada por Matos é amparada pela legislação que trata dos direitos dos animais.
Segundo Ana Rita Tavares, da associação, a medida demonstra um avanço significativo com relação ao respeito pelos animais. “Esse é um importante reconhecimento por parte do estado, de que cães e gatos têm o direito legal de freqüentar locais públicos e por eles transitar”, afirmou. Tavares alertou ainda para a necessidade de castrar ou esterilizar os bichos, a fim de controlar a reprodução. Atualmente, somente em Salvador, existem 300 mil cães e gatos domiciliados e 60 mil nas ruas.

Novas regras

Em contrapartida ao direito de levar seus bichinhos de estimação aos parques de Pituaçu e do Abaeté, os donos de cães e gatos devem seguir algumas regras estabelecidas pela portaria. Os dejetos expelidos pelos animais, durante a permanência nos parques, deverão ser recolhidos imediatamente por seus guardiões e depositados em sacos descartáveis. Além disso, para a segurança dos freqüentadores, animais de grande porte deverão transitar utilizando focinheira, peitoral e guias apropriadas para a condução.

Programação

Durante todo o dia, serão exibidos vídeos para crianças e adultos. Integrando a programação ‘Fulaninho, o cão que ninguém quis’, ‘Criando um amigo’, ‘O gato como ele é’, ‘Terráqueos’, ‘Não matarás’ e ‘A carne é fraca’. A cada hora, serão ainda ministradas palestras por promotores públicos e ativistas, que lutam pela defesa dos animais na Bahia.