O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo nas emissões de dióxido de carbono devido ao elevado grau de desmatamento na Amazônia. Os dois outros maiores emissores são a Índia e a China. Toda a frota do país é responsável por um terço do que o Brasil emite de gases queimando a Amazônia. A afirmação é do O pesquisador baiano Osvaldo Soliano, indicado para compor o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC. Ele viajou no sábado (8) para a Indonésia, onde participará da Conferência das Partes (COP 13), em Bali, que vai discutir sobre as mudanças do clima e a vida no planeta pós-protocolo de Kyoto.

Segundo Soliano, o Brasil deveria assumir uma responsabilidade mais vigorosa para conter o desmatamento. Apesar do esforço mundial, ainda é necessário um esforço vigoroso para desacelerar a quantidade de emissões de carbono na atmosfera”. Os impactos do aquecimento global no mundo serão muito maiores para mitigá-los do que para preveni-los. Se não houver uma mudança de padrão, será dramática a redução da produtividade agrícola e a elevação do nível costeiro como nunca vimos”, enfatizou.

No sábado, ele fez palestra no auditório da Superintendência de Recursos Hídricos, após a homenagem que recebeu do órgão pela indicação. Sua mãe, Terezinha Soliano, lhe entregou uma placa em aço de mérito. No período de 20 a 25 de janeiro, Soliano estará na Alemanha para trabalhar na elaboração do relatório especial sobre energias renováveis, em reunião do IPCC. O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, afirmou que a escolha do pesquisador “é motivo de orgulho para toda a Bahia”. Doutor em Política Energética pela Universidade de Londres Soliano declarou estar lisonjeado pela indicação, pelo reconhecimento nacional e internacional e pela homenagem. “Este é um momento emocionante e inesquecível que fiz questão de compartilha com minha família e só tenho a agradecer à SRH e ao diretor Julio Rocha”.

A cerimônia aconteceu durante a aula de especialização em Educação Ambiental da Universidade Popular das Águas (Unihidro/SRH) e contou também com uma entrega solene de certificados de honra ao mérito aos meteorologistas da SRH, onde funciona o Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba/SRH), Heráclio Alves de Araújo, Ricardo de Sousa Rodrigues e Maryfrance de Cássia Santos Diniz, pelos relevantes serviços prestados ao governo e à sociedade baiana.