Das 23 praias analisadas semanalmente em Salvador pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA), três foram consideradas impróprias para banho: Boca do Rio, em frente ao Posto Salva Vidas; Penha, ao lado da Igreja Nossa Senhora; e Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família. As 20 praias próprias para banho são: Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto e Farol da Barra, Santa Maria, Ondina, São Tomé de Paripe, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

O CRA alerta que mesmo em períodos de sol é desaconselhável o banho de mar próximo à saída de esgoto, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, pois promovem um aumento considerável de concentração bacteriana nas águas.
O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é feito com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas. A praia é considerada própria quando apresenta, numa média de 80% das amostras, menos de mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.

O CRA também solicita aos banhistas e freqüentadores que mantenham as praias limpas evitando assim, a poluição das águas. Outras informações podem ser obtidas através do Disque Meio Ambiente que atende gratuitamente pelo telefone 0800711400.