A paixão de Florinda dos Santos, 62 anos, pelas belezas naturais do município de Wenceslau Guimarães é antiga. Moradora do povoado de Nova Esperança, ela vive próximo à entrada da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães, que protege a rica biodiversidade existe na região, localizada no baixo-sul da Bahia. “Isso aqui é a minha vida. Não escolheria outro lugar para morar”, disse orgulhosa da sua terra, onde a fertilidade e a gente humilde convivem em harmonia.
Florinda vive da pequena atividade agrícola, produzindo banana, cacau e café, mas garante que nunca agrediu a natureza, mesmo nos momentos mais difíceis. “Eu nunca cacei bichos do mato pra comer nem pra vender, e nunca precisei derrubar árvore”, enfatizou Florinda, que tenta convencer cerca de 80 famílias da vizinhança a agir da mesma forma, preservando o patrimônio ambiental do lugar.
Para comemorar os 10 anos de criação da Estação Ecológica Estadual de Wenceslau Guimarães, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu, em parceria com a comunidade local, conselho gestor da unidade e sociedade civil, palestras sobre meio ambiente, oficinas de arte com matérias-primas provenientes da bananeira e outros produtos típicos da região. A programação começou na segunda-feira (10) e se encerra amanhã (14), contando ainda com plantios simbólicos e distribuição de aproximadamente 300 mudas nativas da região.
Convênio

Na abertura da programação, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, e o prefeito de Wenceslau Guimarães, Antonio Lopes, assinaram um protocolo de intenções, para o desenvolvimento de ações de pesquisa, monitoramento, manejo e informação ambiental, voltadas para a preservação da estação ecológica.
Segundo Matos, a idéia também é recuperar 700 hectares de áreas degradadas da estação, que possui 2.418 hectares, por meio do Programa Floresta Bahia Global, criado para promover a recuperação da cobertura vegetal dos biomas baianos e o seqüestro de carbono, contribuindo para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global.