Visando coibir a entrada de carnes com documentação sanitária irregular no estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), apreendeu cerca de 12 toneladas de carne na última sexta-feira (7). A apreensão aconteceu na BR 116 sul, em Feira de Santana, durante operação conjunta entre as Secretarias da Agricultura e da Fazenda.
De janeiro até agora, a Adab já apreendeu cerca de 90 toneladas de produtos agropecuários de origem clandestina ou apresentando irregularidades na sua documentação. Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, a maior fiscalização nas 41 barreiras fixas e nas 22 móveis facilitou ao órgão identificar as possíveis fraudes.
“A Adab adotou um procedimento especial para que nos casos de suspeita de irregularidade, um preposto do Mapa fosse acionado para romper o lacre da carga, já que os produtos são oriundos de frigoríficos sob controle do SIF (Serviço de Inspeção Federal)”, afirma Santana.