Na Bahia, o final de semana será com tempo instável e chuvas fracas nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Chapada Diamantina, principalmente no final da tarde e início da noite. De acordo com o boletim divulgado hoje (6) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está trazendo umidade da Amazônia e assim influenciando as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste brasileiro.
Já nas regiões do Recôncavo, Norte e Nordeste do estado, o céu estará com poucas nuvens e sem chuvas significativas, devido a uma massa de ar quente e seco centrada em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. As temperaturas máximas deverão variar entre 29ºC, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, e 33ºC nas regiões Oeste, Norte e Recôncavo. As menores temperaturas também deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas chegando aos 19ºC.
Em Salvador e Região Metropolitana, os ventos que trazem umidade do oceano deverão manter o céu parcialmente nublado a claro e chuvas fracas em áreas isoladas. As temperaturas na capital baiana deverão variar entre 22 e 32°C.
O meteorologista Heráclio Alves alerta que o mar deverá ficar agitado em toda a costa baiana. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador as ondas poderão alcançar alturas de até 2,1 metros de altura. A redução de nebulosidade causada pela massa de ar quente e seco mantém elevada a incidência de radiação solar em toda a Bahia, elevando para 12 e 13 os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV), entre os dias 7 e 9 de dezembro. “O uso de protetor solar, boné e óculos escuros irá proteger a pele e os olhos da radiação, cujos índices estarão em níveis extremos neste final de semana”, afirma Heráclio.