O cônsul dos Estados Unidos, Erik Hol-Ossen, visitou hoje (7), a Biblioteca Pública Thales de Azevedo conhecendo o Espaço Benjamin Franklin – American Córner Salvador, construído em parceria com a Seção de Imprensa, Educação e Cultura dos EUA. No local, os usuários acessam informações atualizadas sobre o país e a cultura norte-americana, por meio de coleções de livros, internet e eventos comemorativos.
“A visita do cônsul viabiliza a continuidade da parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos do Rio de Janeiro e a biblioteca. “Estamos prontos para crescer na direção da rede de bibliotecas do estado e ter uma presença mais forte do consulado por meio de grandes atividades culturais envolvendo os dois países”, afirmou o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro. Ele acompanhou a visita junto com a diretora de Bibliotecas (Dibip), Solange Mattos, e a diretora da biblioteca, Conceição Vieira Andrade.
O espaço foi inaugurado em outubro de 2006 e, atualmente, dispõe de um acervo de 750 livros – literatura, história, dicionários, biografias, almanaques, livros didáticos, entre outros, em inglês e português – à disposição do público, gratuitamente. No American Córner, os leitores também podem freqüentar palestras e eventos sobre assuntos relacionados aos EUA.
Para o cônsul Erik Hol-Ossen, as pessoas têm uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e história dos EUA. “Não temos consulado oficial em Salvador, portanto, com este trabalho, queremos possibilitar que os moradores locais possam aprender mais sobre a nossa nação”.
Hol-Ossen disse ainda que além dos livros, o consulado pretende realizar diversos eventos culturais. “Nosso objetivo é compartilhar a cultura americana e estreitar os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Estados Unidos”. A Biblioteca Pública Thales de Azevedo está localizada na Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, no bairro do Costa Azul, e funciona de segunda a sexta das 8 às 17h. Telefone 3116-5891.