Reintegrar os portadores de transtorno mental à sociedade é o principal objetivo da confraternização natalina do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, amanhã (20), a partir de 17h. A festa reunirá em torno de 250 pessoas, entre usuários do sistema público de saúde mental, familiares e prestadores de serviço da unidade hospitalar. Segundo o psiquiatra André Furtado, diretor do Hospital Juliano Moreira, eventos como este ajudam a eliminar a idéia de que pessoas com transtorno mental devem ser segregadas.

“A percepção errônea que a sociedade faz dos portadores de transtorno mental, como incapacidade e agressividade excessiva, faz com que vivam num universo de solidão”, explica Furtado, enfatizando que os usuários da unidade também têm comportamento norma e podem ser muito criativos, caso tenham o acompanhamento adequado. Durante a festa de fim-de-ano do Hospital Juliano Moreira, além da ceia natalina, os participantes assistirão apresentação do coral da unidade, da Orquestra de Berimbau, grupos de dança e banda de música.

O Natal não é a única data comemorativa aproveitada pela diretoria do Juliano Moreira para promover a socialização e a reintegração dos pacientes. O carnaval, o São João e a chegada da primavera também são marcados com a promoção de eventos, inclusive externos, para a inclusão social dos usuários acompanhados pela unidade.