Maior hospital de emergência do interior do estado e um dos maiores da Bahia, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, ganha, amanhã (19), uma nova ala com 60 novos leitos. É a Unidade de Pacientes de Longa Permanência, que será inaugurada pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, às 16 horas desta quarta-feira. As obras na nova ala, que pertencia ao Hospital Colônia Lopes Rodrigues e estava desativada, absorveram recursos da ordem de R$ 600 mil e foram concluídas em tempo recorde pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O Hospital Geral Clériston Andrade, referência para 126 municípios somando uma população de quase quatro milhões de pessoas, estava com sua capacidade de atendimento comprometida, em situação que beirava o caos, conforme atesta o secretário Jorge Solla. Segundo ele, quando assumiu a gestão da unidade de saúde não havia sequer fio para sutura e a estrutura física estava completamente degradada. Foram realizadas várias intervenções de reforma e ampliação, entre as quais a área de Emergência. Além disso, o centro cirúrgico, entre outras unidades do hospital, também serão reformadas.
A previsão é que, até 2009, o HGCA tenha sido totalmente reformado e seja realizada ampliação nas áreas do serviço de Nutrição e Dietética, Lactário, Berçário, Neonatologia e Central de Material Esterilizado, além do Centro Cirúrgico e da Emergência, que deverão ser adequados aos padrões do QualiSUS, programa de acolhimento e classificação de risco de pacientes do Ministério da Saúde.
NOVA UNIDADE
Somente na área de Emergência e ambulatório, as obras incluíram até a revisão de todo o telhado, cuja deterioração provocava goteiras em muitos pontos do hospital sempre que chovia. Também houve troca de pisos, reforma de sanitários, pintura de parede, conserto de pontos de infiltração.
Desativada em função da nova política de desospitalização de pacientes psiquiátricos, uma ala inteira do Hospital Colônia Lopes Rodrigues, vizinha ao Hospital Clériston Andrade, chamou a atenção do secretário Jorge Solla, que decidiu anexá-la ao HGCA, cuja demanda é grande em função da não existência de outros hospitais públicos de emergência na região.Com projeto da Sucab – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia e supervisão da Ditec (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, da Sesab), as obras começaram há menos de três meses.
Na opinião do diretor do HGCA, Eduardo Leite, a Unidade de Pacientes de Longa Permanência proporcionará um melhor atendimento, desde quando desafoga o setor de Emergência, cujo Pronto-Atendimento estava congestionado e transformado em enfermaria por falta de leitos de retaguarda para os pacientes que necessitavam permanecer por um período mais longo no hospital. A anexação da ala desativada para construção da nova unidade possibilita, exatamente, a instalação dos chamados leitos de retaguarda para os pacientes crônicos, aumentando a capacidade de atendimento emergencial que é o verdadeiro perfil do Hospital Clériston Andrade.