Mais seis Farmácias Populares do Brasil serão inauguradas em Salvador, sexta-feira (21), às 10h, em parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Ministério da Saúde e Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). O ato solene de implantação das unidades acontece na farmácia anexa à loja da Cesta do Povo, no bairro de São Caetano, Os outros bairros beneficiados são Canabrava, Alto de Coutos, Caixa d’água, Barros Reis e Ribeira.

Cada unidade terá o investimento de R$ 75 mil. E cada unidade deverá contar com dois farmacêuticos em tempo integral, para garantir a qualidade do atendimento. As farmácias vão oferecer cerca de 100 tipos de medicamentos entre analgésicos, antibióticos, anticoncepcionais, medicamentos para diabéticos, hipertensos, cardíacos, que podem ser vendidos avulsos. Os medicamentos custam até 90% mais barato do que os produtos das lojas convencionais.

Os remédios são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e repassados para o consumidor a preço de custo. Para ter acesso aos medicamentos, os interessados devem apresentar receita médica ou odontológica. A lista de produtos disponíveis nessas farmácias está de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

No mês passado, o Governo do Estado assinou convênio para a implantação de 25 novas unidades da Farmácia Popular do Brasil em todo o estado. Em Salvador, as duas unidades da farmácia que estão em funcionamento desde o mês de abril, no Ogunjá e no Rio Vermelho, já atenderam a 11,7 mil pessoas. Até o fim do mês de janeiro de 2008, as outras 19 farmácias serão inauguradas.