Os hospitais e unidades de emergência da rede estadual estarão funcionando normalmente, alguns com equipes reforçadas, para atender à população durante o Reveillon. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Hospitais que atendem urgência/emergência estarão com suas equipes completas em cada plantão e com estoque de medicamentos reforçado. As emergências adulto e pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), segundo o diretor Sebastião Mesquita, funcionará com 25 profissionais em cada plantão.

Já o Hospital Geral do Estado (HGE) vai funcionar normalmente com as equipes preparadas para atender à população. Os plantões de final de ano já foram organizados pela diretoria do hospital, liderada pelo médico André Luciano Andrade. O Hospital Ernesto Simões Filho também estará funcionando de forma a atender às necessidades da população durante a festa de final de ano, quando há excesso de ingestão de álcool.  “Estaremos com 12 profissionais, de diversas especialidades, atuando em cada plantão de 12 horas”, informou o diretor César Rodrigues Martins.

No Subúrbio Ferroviário, o Hospital João Batista Caribe vai estar em pleno funcionamento, garantindo total atendimento à população local, segundo a diretora Letícia Carvalho. O hospital está preparado para atender os casos de emergência que venham a ocorrer durante o Reveillon. Os moradores do subúrbio ferroviário ainda podem contar com as unidades de Emergência de Plataforma, São Caetano, Pirajá, Cajazeiras e Curuzú que estarão todas funcionando diariamente em regime de plantões de 24 horas.

Apesar de toda a estrutura de saúde do Estado estar preparada para atender as ocorrências, os médicos da Sesab recomendam alguns cuidados para aqueles que vão participar ativamente das festas de final de ano. Entre as recomendações, eles alertam para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, grande responsável pelos acidentes de trânsito e por gerar brigas que geralmente terminam em graves ferimentos; o cuidado com os olhos, não coçar com as mãos sujas para evitar contaminação; beber líquidos para hidratar o corpo e usar roupas leves por causa do forte calor nesta época do ano.

Os cuidados não devem se limitar apenas durante as festividades do Ano Novo. O uso de preservativos, por exemplo, deve ser observado não só no verão ou no Reveillon, mas em todas as épocas do ano. Os Orientam atenção especial com a alimentação. Os especialistas recomendam a ingestão de comidas leves, frutas diversas e saladas; chamam também a atenção para a manipulação dos alimentos, principalmente com pratos que levam molhos do tipo maionese, de fácil deterioração.

Os médicos da rede pública de saúde orientam os cuidados para evitar a dengue, lembrando para que as pessoas não deixem em casa vasos de plantas com água, preencha os espaços vazios com areia.