Em comemoração aos 113 anos do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar da Bahia irá realizar, na próxima sexta-feira (28), às 10 horas, na Vila Policial Militar do Bonfim, solenidade militar em homenagem à instituição.

Criado pela Lei Municipal 124, de 26 de Dezembro de 1894, pelo então intendente municipal Conselheiro José Luiz de Almeida Couto, patrono da corporação, ao longo da história a administração do Corpo de Bombeiros passou algumas vezes da prefeitura de Salvador para o Estado, até que no dia 07 de novembro de 1982, por meio da Lei Estadual nº 4.075, foi criado na estrutura da Polícia Militar o comando do Corpo de Bombeiros, sendo efetivamente incorporado em janeiro de 1984. Em agosto de 2002, pela Lei 8.347, o comando do Corpo de Bombeiros foi transformado em Coordenadoria de Operações de Bombeiros Militares.

Na sexta-feira o Corpo de Bombeiros completa 113 anos de relevantes serviços prestados à sociedade baiana. Ele está presente em Salvador e mais 12 municípios baianos, mantendo vivo o lema de “vidas alheias e riquezas salvar”, desenvolvendo atividades de busca e salvamento terrestre, aquático e sub-aquático, análise e vistorias técnicas, atendimento pré-hospitalar, atividade de guarda-vidas em praias e lagoas, além dos serviços de prevenção desempenhados nos aeroportos baianos.

Cumprindo sua vocação social, o Corpo de Bombeiros desenvolve inúmeros projetos sociais de relevância, dentre os quais se destacam os projetos “Bombeiro Amigo do Peito”, de incentivo ao aleitamento materno, o “Bombeiro no Lar”, de prevenção a acidentes domésticos envolvendo utilização incorreta de gás de cozinha (GLP), e o “Grupo de Escoteiros do Fogo”, dentre outros.