Surpreendidos na Ilha de Itaparica com dezenas de aparelhos celulares roubados de uma empresa transportadora de cargas e cerca de R$ 10 mil, Édson Silva de Santana, Valdir Fernandes Ligel Júnior, ambos com 23 anos, e Kleber Mota Lima, 28 anos, foram apresentados à imprensa, hoje (4) pelo delegado Adaílton Adan, na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), no prédio da Polícia Civil (Praça da Piedade).

Integrantes de uma quadrilha que atacava veículos de transportes de cargas, eles atuavam no Aeroporto de Salvador, informando ao restante do grupo o destino e o valor estimado de mercadorias que seriam roubadas.

A polícia chegou ao trio ao investigar um assalto ocorrido dia 26 novembro último, contra uma Kombi pertencente à empresa Expresso Federal, que seguia do aeroporto internacional para Camaçari pela Estrada da Cascalheira, transportando mil celulares. Um dos ocupantes do veículo registrou queixa na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF), tendo descrito as características físicas dos três ladrões da carga, identificados como “Carlos”, “Orelha” e “Chico”, que estão foragidos.

Proprietário da empresa “Mota Expresso”, que fazia o transporte de pequenas cargas entre o aeroporto e municípios do interior, utilizando um veículo Fiat Strada, Kleber Mota Lima foi apontado pela vítima como a única pessoa alheia ao quadro de pessoal da “Expresso Federal”, que circulava na área da empresa momentos antes do assalto, falando sucessivamente ao celular e aparentando estar nervoso. “Constatamos que ele, Édson e Valdir agiam como informantes dos comparsas encarregados de roubar os celulares nas estradas”, revelou o delegado Adaílton Adan.

Uma equipe de policiais do DCCP localizou Édson, Valdir e Kleber em uma pousada na localidade de Berlinque, na Ilha de Itaparica, quinta-feira passada. O dinheiro apreendido foi obtido por meio da venda de, pelo menos, 200 celulares roubados. Parte desses compradores já foi identificada pela polícia. Autuados em flagrante pela prática de roubo, receptação e formação de quadrilha, os três estão custodiados no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça Criminal.