Em mais uma operação de combate ao tráfico de drogas, no norte do Estado, a Polícia Civil capturou na madrugada de hoje (11), em Senhor do Bonfim, 17 pessoas – três delas integrantes da quadrilha da família Aracuã, conhecidos traficantes da região, com os quais os agentes do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) apreenderam, há quatro anos, mais de uma tonelada de maconha – no cumprimento de 21 mandados de prisão, expedidos pela Justiça Criminal daquela comarca.
Planejada durante três meses, a operação foi feita por agentes da 19ª Coordenadoria de Polícia (19ª Coorpin), DTE, Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Centro de Operações Especiais (COE) e por policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-árido (Caesa) da PM, com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública.
Entre os presos estão Antônio Gomes de Sá Filho, José Cícero Gomes de Sá e Wellington José da Silva, todos integrantes da família Aracuã. Na fazenda que lhes pertencem, na zona rural de Senhor do Bonfim, foram apreendidos os policiais apreenderam 35 quilos de maconha. Também foram capturados Lourival Batista Cerqueira, que portava um revólver Taurus, calibre 32, Michel Santos Silva e Jota Messias Conceição da Silva Santos, este com sete ‘dolões’ de maconha e uma porção da droga a granel.
Os seis traficantes serão trazidos para Salvador, sob escolta de agentes do DTE e do COE, devendo ser apresentados à imprensa. Segundo informou o diretor do DTE, delegado Hélio Jorge, além das 17 prisões, a operação resultou na apreensão de cerca de 50 quilos de droga (maconha, crack e cocaína), R$ 5 mil em dinheiro e oito armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma pistola 380, um rifle calibre 44 e dois rifles calibre 22. Também foram aprendidos seis automóveis, uma motocicleta e farta munição.