Policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) intensificaram as diligências para prender oito homens que, por volta das 23h de ontem (10), na Estrada do Coco, assaltaram um grupo de 17 turistas alemães que viajava numa Van da empresa Iberoservice, com destino a um hotel no Litoral Norte. Segundo a titular da Deltur, delegada Maritta Souza, a ação dos assaltantes foi facilitada pelo fato de o hotel onde o grupo se hospedaria não ter solicitado a escolta da Polícia Militar.
Ela garante que normalmente os grupos de turistas, que desembarcam no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e se dirigem para os hotéis do Litoral Norte, são escoltados integrantes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e que desta vez, não houve a solicitação. “Tenho certeza de que não houve falha da Polícia”, disse Marita.
O assalto ao grupo de turistas aconteceu quando os bandidos, armados de pistolas e ocupando três carros – um Saveiro vermelho e dois outros automóveis, um preto e outro branco, cujos modelos as vítimas não souberam informar – interceptaram a Van, a poucos metros da Praça de Pedágio, e saquearam os turistas, roubando também as bagagens. Em seguida, de posse da chave de ignição da Van, fugiram, levando o motorista, libertado mais adiante, depois de receber a chave do veículo.
A titular da Deltur informou ainda que a última reunião para tratar da questão de escolta dos turistas que chegam e saem de Salvador, aconteceu sexta-feira (7) passada, no Quartel dos Aflitos, e envolveu a Associação dos Hotéis e Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), dentre outras entidades. De acordo com Marita, este é o segundo caso de ataque a turistas este ano na Estrada do Coco. “O primeiro foi em janeiro, quando cinco turistas alemães foram assaltados ao se dirigiam para um hotel do Grupo Iberostar”, lembrou, ressaltando que, naquela oportunidade, também não houve a solicitação da escolta policial.