Os problemas de segurança em Simões Filho, município com população de 105 mil habitantes e localizado na Região Metropolitana de Salvador, foram discutidos durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com a presença do secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra. O convite foi feito pela promotora Hortência Gomes Pinho, do Ministério Público Estadual.

Bezerra fez um resumo da situação em que encontrou a segurança pública da Bahia, principalmente em relação à defasagem do efetivo e de equipamentos das duas polícias e garantiu desenvolver ações, em parceria com a comunidade, no sentido de tornar mais eficaz e eficiente o combate à criminalidade no município.

Depois de falar sobre as medidas adotadas pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública, a exemplo da aquisição de viaturas e armamento, o secretário disse não aceitar comparar a Bahia ao Rio de Janeiro, em termos de violência. “Estamos trabalhando para combater o crime onde ele se apresente. É uma maldade, um engodo essa comparação. Aqui não há lugar onde a polícia não possa entrar a qualquer hora do dia ou da noite”, ressaltou, assegurando que “toque de recolher na Bahia não perdura”.

Sobre os crimes contra a pessoa, principalmente os homicídios, uma das maiores preocupações das autoridades policiais, o secretário lembrou a passagem bíblica que fala dos irmãos Caim e Abel. “Enquanto houver duas pessoas na terra é impossível evitar que aconteça o homicídio”. Garantiu, entretanto, que fará o encaminhamento das reivindicações apresentadas pelos diversos segmentos presentes à audiência, colocando à “disposição todos os mecanismos disponíveis de combate à criminalidade”. No encontro estavam presentes o prefeito Édson Almeida, políticos, delegados e oficiais da PM lotados no município.