Mudanças operacionais executadas pela Embasa, proporcionaram a distribuição eqüitativa da água por uma adutora para quatro sedes municipais (Quijingue, Nordestina, Cansanção e Monte Santo) e 66 localidades.

Tendo em vista o longo período de estiagem que atinge a região de Monte Santo, a Embasa iniciou, há algumas semanas, um monitoramento intensivo da rede de distribuição para combater o desperdício da água disponibilizada, que geralmente se perde em vazamentos provocados pelas freqüentes violações na adutora ou é utilizada sem critério, pro meio das inúmeras ligações clandestinas que existem na zona rural e urbana da cidade.

Duas equipes de técnicos estão monitorando diariamente a rede distribuidora, eliminando "gatos" e reforçando o lacre das caixas de descarga e ventosas.

Diante deste contexto, a Embasa pede aos moradores que façam o uso racional da água distribuída pela empresa, evitando utilizá-la para outros fins que não sejam o de consumo pessoal.

Também solicita que denunciem à unidade de Senhor do Bonfim – pelo telefone (74) 3541-8401 – a prática das ligações clandestinas, consideradas um crime porque promove o desperdício de água e prejudica a comunidade, que paga a conta em dia. Para aumentar a produção de água do sistema de abastecimento que atende a região de Monte Santo, a Embasa está providenciando a contratação dos serviços de perfuração de mais um poço.