Mias vinte e oito aparelhos de Sistema de Posicionamento Global (GPS) começaram a ser entregues, hoje (19), na colônia Z-27, em Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador, pela Bahia Pesca. Esta é a segunda turma a receber os GPS, contabilizando 47 aparelhos entregues.

O objetivo é melhorar as condições de trabalho e possibilitar mais segurança para a navegação dos barcos dos pescadores da Baía de Todos os Santos. No total, serão entregues 294 aparelhos para as principais embarcações pesqueiras dessa região, incorporando tecnologia ao processo produtivo e elevando a produtividade. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), irá promover um curso de capacitação para o uso do aparelho aplicado à pesca.

A ação está dentro do Plano de Fortalecimento da Pesca e Aqüicultura da Baía de Todos os Santos. O plano pretende, ainda, resgatar a importância da pesca artesanal e das condições de vida da população de pescadores, além de minimizar os impactos ambientais e introduzir a pesca na aqüicultura familiar.

A Baía de Todos os Santos é margeada por 13 cidades, com mais de 20 mil pescadores e marisqueiras residentes em cerca de 600 comunidades.