O Expresso.BA, ambiente colaborativo desenvolvido em software livre, customizado pela Celepar e pela Prodeb e que agrega comunicação, tramitação de informações e documentos, gestão e agilidade em processos, lançado em setembro deste ano, pretende até o final de 2008 disponibilizar a solução para cerca de 60 mil servidores públicos estaduais.

O primeiro órgão a implantar o ambiente foi a Prodeb, seguida pela Secretaria da Saúde (Sesab), que em outubro migrou 2.200 contas para solução em software livre. Em novembro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) também aderiu e se tornou a primeira secretaria a migrar todas as suas contas de acesso, que eram administradas pela Lotus Notes, para o Expresso.BA.

A substituição da ferramenta proprietária trará para a Secti uma economia significativa. Antes disso, a secretaria pagava R$ 45 por mês para cada um dos 150 usuários cadastrados no sistema, com espaço disponível de 40 megabytes. Para o mesmo espaço, com o Expresso.BA, o custo será de R$ 5, destinados à manutenção do serviço, porque este é um ambiente desenvolvido em software livre.

Segundo o coordenador de Modernização da Secti, Diógenes Bento Filho, “assim que apresentamos o modelo, o secretário Ildes Ferreira entendeu as grandes vantagens que teríamos e definiu que deveríamos fazer a migração o quanto antes”.
Para este mês, estão programadas as migrações das contas da Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na agenda de implantação para os próximos meses já constam a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Para sensibilizar os gestores e demonstrar as vantagens do Expresso.BA, a Prodeb tem promovido uma série de apresentações nos órgãos públicos. Na manhã de ontem (5), o ambiente foi apresentado para a Secretaria da Administração (Saeb) e às instituições vinculadas a ela, como o Detran.

O diretor de Relações Institucionais e Atendimento da Prodeb, Elias de Oliveira Sampaio, afirmou que o Expresso.BA é apenas uma parte de um processo de desenvolvimento e implantação de ferramentas e aplicativos em software livre que contribuirá para a criação de um centro de excelência alinhado com as diretrizes do governo, “que explicitamente define como estratégica a área de tecnologia de informação e comunicação”.

Serviços do Expresso.BA

O Expresso.BA agrega comunicação, tramitação de informações e documentos, gestão e agilidade em processos. Por ser um aplicativo web (pode ser acessado pela internet), é ágil, rápido e seguro.

Para tanto, disponibiliza correio eletrônico, agenda corporativa compartilhada, boletins informativos institucionais, comunicação instantânea via chat e catálogo de endereços do governo da Bahia.