O TecnoVia, Parque Tecnológico de Salvador, será tema de um seminário, que acontece, amanhã (13), a partir das 8h30, no Hotel Fiesta, iniciando o processo de estruturação das redes temáticas relativas aos setores prioritários, que serão desenvolvidos no parque, como o de Biotecnologia, Energias Renováveis e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O evento é uma promoção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e reunirá pesquisadores e representantes de diversas instituições.
O parque será um moderno habitat de empresas voltadas para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), devendo entrar em operação no primeiro semestre de 2009, e um terreno de 128 mil metros quadrados, na Avenida Paralela, doado ao Governo do Estado pela Prefeitura de Salvador.
O empreendimento abrigará empresas dos setores prioritários, além de incubadoras, centros de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios e áreas compartilhadas para a interação entre universidades e empresas. De acordo com o secretário baiano de CT&I, Ildes Ferreira, “um dos grandes objetivos do TecnoVia é fazer com que o conhecimento produzido nos centros de pesquisa chegue até à população por meio do setor produtivo”.
Funcionando como um centro de convergência entre as esferas pública, acadêmica e privada, o TecnoVia está sendo concebido com base em três eixos. O primeiro, é o Via Ciência, um espaço reservado para a instalação de laboratórios universitários e centros de pesquisa, com o objetivo integrar a base de geração de conhecimento e as empresas instaladas no entorno, facilitando processos inovadores e criativos de alto potencial econômico.
Outro eixo é o Via Tecnologia, que será o módulo central do TecnoVia, onde estarão concentradas as instituições de apoio à inovação. No local, será construído o TecnoCentro, prédio mais emblemático do complexo, que vai abrigar as futuras sedes da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb).
O Via Tecnologia também será um espaço de popularização da ciência, por meio de apresentações de conteúdos de CT&I para estudantes das redes pública e privada de ensino, utilizando o “Virtuarium”, um projetor de conteúdos digitais de alta definição em 360°.
O último eixo do TecnoVia é o Via Inovação, local onde será instalada uma empresa-âncora de renome internacional em cada uma das áreas prioritárias (Biotecnologia, Energias Renováveis e TIC). Empresas menores serão atraídas ou criadas graças à oportunidade de inserção nas cadeias globais de inovação presentes no local, criando empregos de alto valor agregado e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
Áreas Prioritárias
Biotecnologia – Ramo da ciência que utiliza organismos vivos ou parte deles para a produção de bens, a exemplo de fármacos, e serviços. Combina disciplinas, tais como, biologia celular, biologia molecular, bioquímica, embriologia, engenharia química, genética, robótica e tecnologia da informação.
Energias Renováveis – Tema relacionado ao fortalecimento da cadeia produtiva do biodiesel, etanol, energia eólica e solar, entre outras. A importância do uso das energias renováveis em detrimento de fontes fósseis (petróleo, carvão etc.) está diretamente ligada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento de novas atividades socioeconômicas.
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) – Setor estratégico, graças ao seu caráter transversal. O ramo das TIC é capaz de prover soluções tecnológicas para as demais áreas do conhecimento, especialmente por meio do desenvolvimento de softwares inovadores.