O Portal do Trabalho Decente (www.setre.ba.gov.br/trabalhodecente), hospedado no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é uma das novidades da programação de lançamento da Agenda Bahia do Trabalho Decente, quinta-feira (6), às 9h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

No mesmo dia serão lançados o Guia Bahia do Trabalho Decente e a cartilha Agenda Bahia do Trabalho Decente. O guia apresenta as ações de trabalho decente desenvolvidas pelo Governo do Estado e Delegacia Regional do Trabalho (DRT/Ba). Já a cartilha explica esse conceito proposto pela OIT e o resultado esperado das linhas de ação estabelecidas conforme os eixos temáticos que nortearam as discussões na Bahia.

O texto de apresentação da cartilha destaca que “aderir à convocação global para o debate do Trabalho Decente é reconhecer o trabalho como cerne do desenvolvimento e de inclusão social, é reconhecer o valor do trabalho como aspecto central na nossa sociedade, é apresentar disposição para dirigir esforços a fim de consolidar as conquistas e mobilizar a sociedade para a busca de alternativas para esses desafios”.

A Agenda Bahia do Trabalho Decente é uma das prioridades das políticas públicas do Governo do Estado. Em 2003, quando ministro do Trabalho, o governador presidiu a XIII Conferência Interamericana dos Ministros do Trabalho, no âmbito da Organização dos Estados Americanos, que aconteceu em Salvador.

Participam da solenidade o governador Jaques Wagner e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos. Também estão confirmadas as presenças de Maria Angélica Ducci – chefe de Gabinete do diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía –, do diretor regional para a América Latina e o Caribe, Jean Maninat, e da diretora da instituição no Brasil, Laís Abramo.