Há sete anos moradores do bairro de Engomadeira se reuniram para formar uma cooperativa. No início eram 62 pessoas. Dessas, sete acreditaram na concretização do sonho. Hoje a Cooperativa Múltipla Fontes (Coofe), resultado da parceria entre o grupo de moradores e o programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), é uma realidade.
“Produzimos todos os tipos de pães, desde o tradicional pão francês a itens mais sofisticados, como o panetone”, conta Janice Vieira uma das fundadoras da cooperativa. Atualmente a Coofe tem 11 cooperados e, há dois anos, funciona num espaço maior, na Rua Direta de Engomadeira. A cooperativa trabalha basicamente com produtos de panificação. E também oferece serviços de coffe-break e alimentação, diz Telmo Campos, outro cooperado.
Confecção de roupas, calçados, artesanato e instrumentos musicais são produzidos pela Colibris, cooperativa que funciona no Bairro da Paz há quase três anos. Fazem parte da cooperativa 47 pessoas, na maioria mulheres. “O nosso carro-chefe são as sandálias. O preço varia de R$ 15 a R$ 25 ”, conta Djalma dos Santos.
A Coofe e a Colibris são dois dos 300 empreendimentos que participam da III Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar, de quinta-feira a domingo (13 a 16), no Jardim dos Namorados, das 10 às 22h. A feira é promovida pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), apóia o evento com recursos financeiros e materiais.
Participam do evento empreendimentos dos 26 territórios de identidade da Bahia, incluindo iniciativas dos povos indígenas e quilombolas. Centenas de pessoas são esperadas nos quatro dias do evento, que vai expor artesanato, culinária e produtos orgânicos.
A Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Cultura (Secult), os ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Emprego/Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste também são parceiros na realização da feira.