Cento e dez alunos de quatro cursos oferecidos pelo Projeto Qualificação Social e Profissional para Pessoas com Deficiência do Município de Salvador e Região Metropolitana receberam os certificados em cerimônia sexta-feira (14), no Auditório do Espaço Crescer da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Esta é a primeira turma concluinte de treinamentos do Plano Territorial de Qualificação Profissional e Social da Bahia (Planteq/2007), lançado na Governadoria no dia 26 de setembro.
O projeto foi desenvolvido pela Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos), uma das instituições parceiras da Setre, na realização dos cursos do Planteq. Em Salvador foram oferecidas capacitação nas áreas de auxiliar administrativo com ênfase em informática, corte e costura industrial, serigrafia e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A apresentação do Coral Sons no Silêncio regido pela jovem Tatiana Félix dos Santos, aluna do curso de Libras, abriu a cerimônia. Antes da entrega dos certificados, o secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, pediu desculpas por não se comunicar pela língua dos sinais. “É muito importante que essa primeira certificação seja de pessoas com deficiência (PCDs)”, afirmou o secretário. De acordo com ele, o Planteq 2007, na Bahia, reservou 850 vagas a PCDs em parceria com diversas entidades.
Segundo a presidente da Aesos, Carla Menezes, é fundamental o rompimento de mitos para a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Ela destacou o mito social, que vê a PCD como improdutiva, e o familiar, que a vê como criança e, portanto, dependente. O trabalho realizado pela Aesos já beneficiou mais de mil treinandos desde 2000. Este ano a entidade começou o trabalho nos municípios de Vera Cruz e Mata de São João.