Trabalhos produzidos durante os cursos de Tecelagem, Pintura em Tecidos e da Oficina de Arranjos Natalinos pelos 118 alunos participantes estão sendo comercializados no Bazar Natalino do Instituto Mauá. A abertura do bazar foi hoje (10), na sede do Mauá, Pelourinho. O Bazar vai funcionar até o dia 20 de dezembro.

Os dois cursos começaram em julho, totalizando 340 horas de aula cada. Único homem nas três turmas, Moisés Motta, 30 anos, participa pela segunda vez de um curso promovido pelo Mauá. “Há cinco anos participei do curso Tear de Prego”, conta Moisés, que pretende se dedicar exclusivamente ao artesanato. “O próximo passo é comprar uma máquina de tear para produzir minhas peças”, disse.

A gerente de Fomento do Instituto Mauá, Albeni Piau, informou que a maioria das pessoas que procuram o curso já trabalha com artesanato. Elas procuram o curso para aprimorar a técnica. Albeni informou que no próximo ano o Mauá vai realizar os cursos de Cerâmica Inicial e Escultórica, Pintura Especial, Bordado e Tecelagem. “Estamos realizando uma pesquisa para identificar os cursos que a comunidade mais anseia”, adiantou a gerente de fomento. A expectativa é que os cursos comecem em março e tenham 220 participantes.

Há 15 anos trabalhando com artesanato, Ezenilda Souza, 50 anos, já está lucrando com a venda dos produtos natalinos. “Complemento a minha renda com a venda das peças que produzo”, contou Ezenilda. Também aluna da Oficina de Arranjos Natalinos, Edna Cruz, 56 anos, retira o sustento com a venda de artesanato. “Há 20 anos o artesanato é a minha única fonte de renda”, orgulha-se Edna que faz minibaianas para lojas especializadas.