Para atender a demada esperada no sistema ferry-boat, cuja estimativa é transportar 230 mil passageiros e 29 mil veículos (ida e volta), no período de 27 de dezembro a 3 de janeiro de 2008, a frota será reforçada com seis embarcações do tipó ferry-boat e mais dois catamarã. Já pelo Terminal Rodoviário de Salvador, cujo fluxo de passageiros estimado é de 90 mil, serão colocados à disposição dos usuários mais 450 horários extras, além dos 540 horários normais. Buscando evitar longas espera tanto no ferry quanto na rodoviária, a Agerba montou um esquema especial, batizado de "Operação Ano Novo".

A expectativa da direção da Agerba é de que a ‘Operação Ano Novo’, que começa amanhã (27), tenha o mesmo êxito do esquema especial montado para o feriado de Natal. Conforme explicou o diretor-executivo do órgão, Antônio Lomanto Netto, o fluxo de passageiros e veículos no ferry deve ser maior no próximo feriado, mas em compensação o sistema contará com seis embarcações fazendo a travessia, já que foi reintegrado à frota o ferry Maria Bethânia, que estará atendendo aos usuários depois de ter sido totalmente recuperado e reformado pela concessionária que explora o serviço. Além disso, dois catamarãs estarão transportando passageiros que não se utilizam de veículos.

Durante a "Operação Natal", a Agerba acompanhou todos os dias o funcionamento do ferry-boat, com fiscalização permanente nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho. O mesmo esquema, que funcionou também na rodoviária, será repetido no próximo feriadão.

Apesar do grande movimento de passageiros e veículos registrado, o sistema de transporte intermunicipal e o ferry-boat fecharam a ‘Operação Natal’ sem o registro de qualquer anormalidade. No total, passaram pela Terminal Rodoviário de Salvador 126 mil usuários, que contaram com 705 horários extras.

Já o sistema ferry movimentou 98 mil pessoas e 9.114 veículos. A frota de embarcações fazendo a ligação entre os terminais de São Joaquim (em Salvador) e Bom Despacho (na ilha de Itaparica) foi reforçada e a disponibilidade de cinco ferries e dois catamarãs fazendo a travessia foi fundamental para o atendimento da demanda e a melhoria dos serviços prestados.

Com a oferta de horários durante a madrugada no sistema ferry-boat, houve uma melhor no atendimento da demanda, que resultou na redução do tempo de espera para embarque nos terminais, segundo avaliou o diretor da Agerba. As embarcações saíram dos terminais de meia em meia hora. O funcionamento de dois catamarãs, um com capacidade para 200 pessoas e outro para 75, também foi ajudou a evitar as filas quilométricas que são registradas nesta época do ano, melhorando sensivelmente o atendimento do grande número de passageiros (pedestres) que utilizaram o sistema.